ATENÇÃO!

Todos os textos aqui presentes são da minha autoria à excepção daqueles cuja FONTE é devidamente indicada.
Não copie sem indicar a devida fonte "Essência da Magia" ou o devido Link.

All rights reserved, please do not copy my writings except those whose source is present.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Dúvida

Todos temos momentos da nossa vida em que damos por nós sem acreditar em nada, a duvidar constantemente no poder e nas coisas... parece que nos encontramos desligados, pois ficamos apenas a pensar e a reflectir sobre o que será verdade ou não e que tudo não passa de coisas que as pessoas querem acreditar e fazem por isso ou por uma mistura inadequada de culturas.
Esses momentos de reflexão passam por todos nós, é como quando estamos a escrever e nos surge uma "branca" e deixamos de saber como se escreve tal palavra... após passar por isso faz-nos pensar que não somos dignos de tais coisas... 
Um escritor com uma branca pensa que não é digno de ser um bom escritor e rebaixa-se perante os outros cheios de fama, assim como um padre se rebaixa quando por momentos duvida do seu Pai, assim como uma wicca se acha indigna do poder quando é ceptica também...


Ora, todos no mundo possuimos dúvidas, até os mais poderosos. Jesus Cristo quando se encontrava na cruz, também duvidou do seu Pai, sem motivo algum, pois Ele sabia que ia ser morto assim, sabia que tudo aquilo ia ocorrer daquela maneira, mas no entanto as pessoas à sua volta procuravam por provas e Ele não as estava a dar e quando o sol bateu na cruz e em Cristo, ele mesmo perguntou pelo seu Pai e porque é que Ele lhe fazera isto...


Ter duvidas é humano, e por vezes muito irracional... mas nada surge por acaso e tudo tem uma razão por existir...






A dúvida é importante!
A dúvida é uma suspensão do juízo e um exercício voluntário. Possui a função catártica de libertar o ser humano dos erros que o possam perturbar ao longo do processo de indagação da verdade e permite-lhe que ele mesmo, se liberte de preconceitos e opiniões erróneas para poder visualizar e reconstruir a sua própria sabedoria, com fundamentos sólidos.


Sem a dúvida não existiria Filosofia, sem os grandes cépticos a duvidar ainda estaría o Homem a achar que a Terra era plana e o seu movimento sobre o sol, ou o sol sobre ela, era totalmente redondo como se estivessemos sempre no verão ou inverno, ainda estaríamos a aprovar o sistema Geocêntrico... A dúvida faz o homem agir mentalmente e sair da sua esfera.




A duvida faz o Homem reflectir e fazer a diferença do verdadeiro e do falso neste mundo cheio de falsidades...
Mas a duvida também serve para tornar o Homem fraco no mundo espiritual... pois se estivermos a duvidar da wicca estamos a duvidar de nós mesmos e assim não conseguimos fazer muita coisa, tal como um padre num casamento ou num baptizado, se estiver com duvidas, então nada será realmente realizado.


É a mesma coisa como quando estamos a apresentar um trabalho perante um auditório cheio de cépticos prontos a contestar ou a atirar-nos pedras sobre o que estamos a dizer... tal acto tira-nos a vontade de continuar o nosso trabalho... assim se sentem os Deuses, a magia, a matéria e tudo o que se encontra à nossa volta que não chama ninguem para ela, mas está à espera de ser chamada...


Por isso o poder de alguem não aumenta consoante a dádiva que lhe dão ou por nascer numa família cheia de praticantes wicca... mas sim consoante a fé que o praticante tenha... tanto nesta religião como nas outras, a pessoa encontra-se mais poderosa e com um caminho mais aberto quando maior for o grau de fé, para isso não precisa de dar testemunho ou insistir com as outras pessoas sobre a sua fé, pelo contrário, deve preservá-la e falar dela apenas a quem queira ouvir... a fé deve ser encontrada dentro de cada um.
Há pessoas que para possuirem a fé, precisam de ir à procura de provas exteriores, sem darem valor ao que já está dentro de nós, e analisam tudo o que está à volta... isso também traz fé, mas uma fé limitada, pois a pessoa apenas possui fé de acordo com o conhecimento que absorveu da X prova...
As provas físicas são importantes, como misturar o azeite na água, ler pensamentos... etc. mas essas apenas devem servir de auxílio, como o pormenor da fé que já deve estar dentro de nós, e como disse à pouco, para tal acontecer, o ser humano deve sair da sua esfera, do seu pequeno mundo que parece grande aos seus olhos, apenas precisa de ver, e caso seja católico, apenas precisa de orar e fazer as perguntas certas...


Concluindo:
A dúvida é importante e necessária, pois permite-nos analisar melhor tudo... tem o seu lado positivo e negativo tal como TUDO na vida.


''Se queres manter a tua mente limpa,
não cries dúvidas sobre ti mesmo,
nem sobre os outros..".

-
Brahma Kumaris UK




Agradeço à Gisela M. por me lembrar deste ultimo tópico presente na conclusão :D



Posted By: Aril Aislin

4 comentários:

  1. Não posso começar este comentário sem o ciché, ou de uma forma mais fofa, a celebre frase: A dúvida é o inicio do conhecimento.
    Pela minha opinião, seres ceptica é algo positivo, pois assim não te 'deixas enganar' por coisas que les ou ouves, que podem ter um fundo de verdade, mas estarem mal contadas ou explicadas, enfim.. tu entendes.. E é dessa forma que, eu acho, que o cepticismo é algo positivo na aprendizagem, pois nem tudo é uma regra... e as falacias são mais que muitas no discurso de qualquer ser mortal e humano.
    Também percebo o que queres dizer com a dúvida naquilo do wicca, é complicado 'fazer' algo em pleno, estando com dúvidas, mas acredito que iras descobrir a tua verdade das coisas/factos e que assim seras plena e certa nos actos que fazes e nas coisas em que acreditas. Acho que primeiro tens de ter fe em ti e acredito que isso possa ser o mais dificil, porque por muito que nos mostremos um forte, o que importa é quem esta la por dentro das muralhas, por isso, acredita em ti e nos teus valores... que será certamente mais facil descodificar aquilo que te faz duvidar de algo.
    Gostei muito do teu texto, gostei dos salpicos 'tecnicos' sobre o que era duvidar, é sempre uma boa consolidação eheheheh.
    bem miga, eu vou dormir que ja deram as doze badaladas a uns minutos. beijinhos :D

    ResponderEliminar
  2. obrigada pelo comentário :D eheh
    eu ao dizer que a duvida era importante estava a transmitir tmb que era positiva... no fundo tudo na vida tem um lado positivo e negativo
    Boa noite, dorme bem... bons sonhos :D

    ResponderEliminar
  3. Bem, realmente, depois de ler isto até me sinto melhor. Há sempre um conflito entre mim, sobre o acreditar ou não, mesmo quando há acontecimentos, mesmo quando há experiência no assunto. Há sempre aquela tendência para se negar e dizer que foi imaginação, que foi..seja o que for. Ás vezes é realmente por ser bom demais, outras por ser influência exterior (pais, amigos, ambiente em que a pessoa se encontra) que estrutura a personalidade da pessoa para esse tipo de pensamento mais céptico.

    De qualquer forma, fico feliz e aliviada de ler este texto. Sinto que posso acreditar, quase que como uma autorização. Aliás, sinto que devo, ahah. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário :)

      Também me sinto muito bem por saber que a/o ajudei. Espero que tenha gostado do site.

      A continuação de uma boa noite

      Eliminar

Seguidores

A sua opinião é importante...

A sua opinião é importante...
Partilhe a sua essência comentando no blogue, não copie!